top of page
Buscar

Massagem desde sempre

Caiu? Bateu? Já parou para observar que levamos as mãos ao local da dor?

Dor de garganta? De cabeça? Cólica? Má digestão? Lá se vão nossas mãos pressionando ou esfregando o local para aliviar as dores...


Este gesto instintivo é tão antigo quando a história da humanidade e os primeiros registros indicativos da arte da massagem datam de mais de 2.500 a.C.


Registro da prática da massagem na cultura egípcia. Fonte: Google Imagens
Registro da prática da massagem na cultura egípcia. Fonte: Google Imagens

As técnicas da massagem como conhecemos hoje tem suas raízes nas antigas culturas chinesa, egípcia, indiana e greco-romana e passou a ser reconhecida cientificamente como medida terapêutica no século 19.


Em algumas culturas essa arte foi considerada sagrada e associada à rituais religiosos e espirituais, mas nessa história nem tudo são flores. Durante a Idade Média, a massagem passou a ser vista como uma prática “pecaminosa” em grande parte do mundo ocidental devido às imposições religiosas da época, que consideravam o contato físico e as necessidades e prazeres do corpo como inadequados.


Atualmente, a massagem é uma prática listada pela Organização Mundial da Saúde como um valioso recurso terapêutico tanto de prevenção às doenças físicas e mentais, quanto de alívio de sintomas e recuperação do bem-estar. Trata-se de uma abordagem complementar e integrativa, ou seja, que busca o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual do ser humano como um complemento à medicina tradicional. Afinal, o toque tem poder! Mas isso já é assunto pra outro post...

 
 
 

Comentários


bottom of page